Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
rotunda-e-vias-de-circulação
Condução Segura

Como circular nas rotundas: todas as regras que precisa saber

Partilhar
FacebookTwitterLinkedin
04 de out 2022 | 3 min de leitura

Saber como circular nas rotundas e quais as regras em vigor é uma das questões mais pertinentes da condução, dado que uma grande maioria dos sinistros e multas de que os portugueses são alvo acontecem, precisamente, nas rotundas.

O que nos diz o código da estrada sobre circulação em rotundas?

Muitos dos condutores tendem a tornar grande parte do ato de conduzir num automatismo, mais ainda no que toca a rotundas, onde todos já circulámos milhares de vezes. No entanto, nunca é demais recordar as regras que nos ajudam a circular nas rotundas, de forma correta, segura e respeitável.

No Código da Estrada (republicado pela Lei n.º 72/2013) consta a postura e comportamento que os condutores devem adotar nesta situação. No dia 01 de janeiro de 2014, entraram em vigor as novas regras de circulação em rotundas, propostas no Diário da República de 3 de setembro de 2013.

Nos artigos dedicados à temática, refere-se que o condutor deve esperar para poder entrar na rotunda. Ou seja, isto implica que quem já está a circular na rotunda tem prioridade. Para além disso, o condutor deverá circular pela direita apenas no caso de ter a intenção de sair na primeira saída.

Parece simples, não é? No entanto, apesar de parecer, questões como quem tem prioridade e quando ou como entrar na rotunda criam ainda alguma confusão nos condutores. Vamos então desconstruir estas questões.

Entrar na rotunda

A maior questão que se impõe, no que toca ao entrar numa rotunda, é: devo entrar na via da esquerda ou na da direita? Neste caso, tudo depende da saída que pretende tomar. Vejamos o que diz o Código da Estrada. 

O Código da Estrada, no Artigo n.º14-A, esclarece-nos qual o comportamento que deve ser adoptado pelo condutor ao entrar numa rotunda:

  • Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam
  • Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita
  • Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções
  • Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.

Para além disso, o mesmo artigo refere, ainda, que é permitido a veículos de tração animal, velocípedes ou automóveis pesados a ocupação da via de trânsito mais à direita (sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º anterior).




Prioridades

É do conhecimento de todos que a circulação na rotunda se faz num único sentido, em modo giratório. Assim, os condutores que se aproximem das rotundas devem ceder sempre a passagem a quem já nela circula e:
  • Se pretende sair na primeira saída, mantenha-se na via da direita
  • Caso pretenda sair em qualquer outra das vias, deve circular pela via da esquerda. Deverá passar para a via mais à direita após a passagem pela via imediatamente anterior àquela que pretende usar
  • Deve utilizar sempre o pisca para indicar aos restantes condutores qual a direção que pretende seguir.

Deste modo, estará a respeitar a regra de prioridade nas rotundas.

Para além disso, dentro da rotunda também deverá manter o pisca à esquerda ligado até à altura em que pretender utilizar a via de saída. Aí, nesse momento, deverá utilizar o pisca à direita para alertar os restantes condutores de que irá sair. Assim sendo, a utilização dos piscas é indispensável e imperativa dentro das rotundas.

Em suma, nas rotundas, o condutor só deve utilizar a via da direita assim que passar a via de saída imediatamente anterior na qual pretende sair e deve utilizar o pisca à direita para indicar a sua intenção e tomar as devidas precauções para não colocar em risco a sua segurança e a dos restantes condutores.

Exemplo de circulação nas rotundas

Para simplificar a interpretação, exemplificamos na imagem seguinte como funcionaria a circulação correta numa rotunda.


  • Veículo Amarelo: primeira saída, toma a via mais à direita
  • Veículo Vermelho: segunda saída, toma a via da esquerda, imediatamente a seguir à primeira saída passa para a via mais à direita
  • Veículo Verde: terceira saída, toma a via da esquerda, imediatamente a seguir à segunda saída passa para a via mais à direita

Sanções previstas

De acordo com a legislação, quem não cumprir as regras de prioridade nas rotundas ou as restantes normas de circulação é multado. O valor da multa vai dos 60 euros aos 300 euros.
Em alguns casos, a sanção poderá até implicar a inibição de conduzir de um a 12 meses e a perda de 2 pontos na Carta de Condução.

Como uma imagem - ou vídeo - vale mais do que mil palavras, sugerimos também a consulta do vídeo "Circular em rotundas parece ainda ser tarefa difícil para muitos condutores", elaborado pela GNR, para despiste de possíveis dúvidas que ainda possa ter.

Partilhar
FacebookTwitterLinkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Autocaravanismo: tudo o que é precisa de saber

Ver artigo

Tem matrícula estrangeira? Saiba como pagar as ex-SCUTS

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!