Carglass logo
Aguarde um momento
Blog Carglass® Voltar Voltar
Condução Segura

Como evitar acidentes em dias de chuva: 10 conselhos

Partilhar
FacebookTwitterLinkedin
31 jan 2020 | 3 min de leitura

Saiba quais os 10 conselhos de segurança da Carglass® para evitar acidentes em dias de chuva. Conduza com precaução e maior visibilidade!

Que a chuva afeta a condução é um facto que se sabe desde o início da indústria automóvel. Em 1903, e com o objetivo de desenvolver algum tipo de mecanismo que pudesse auxiliar na condução, Mary Anderson patenteou as primeiras escovas limpa para-brisas. Estas tinham o objetivo de aumentar a visibilidade dos condutores e evitar acidentes em dias de chuva.

Atualmente, e se pensarmos que o número de acidentes que ocorre com chuva é maior do que com neve, neblina, granizo ou vento, para a época e com os meios disponíveis, foi sem dúvida um grande passo para ajudar os condutores.

Com efeito, saiba quais os 10 conselhos de segurança da Carglass® para evitar acidentes em dias de chuva.

De acordo com diversos estudos*, o risco de acidente é 70% maior quando está a chover, do que quando o asfalto está molhado. Apesar destes dados, a maior parte dos condutores continua a pensar que as derrapagens/travagens repentinas, em piso molhado, são o principal fator para a causa de acidentes em dias de chuva.

Com efeito, se não são as derrapagens/travagens repentinas, qual é então o principal fator para a causa de acidentes com chuva? A resposta é a visibilidade. Uma fraca visibilidade pode ser ainda mais perigosa que um piso molhado. Por isso, é que muitas das ações de prevenção rodoviária sobre como evitar acidentes em dias de chuva, incidem bastante no ponto da visibilidade.

Como é que a chuva afeta então a visibilidade dos condutores?

Existe uma série de fatores que explica como a chuva pode afetar a visibilidade durante a condução. Primeiro, quando chove, há menos luz ambiente e as gotas da chuva reduzem a visibilidade horizontal (definida como a distância máxima na qual o condutor consegue distinguir um objeto). Por sua vez, e segundo peritos, a chuva modifica drasticamente o ambiente visual dos condutores, principalmente à noite. 

Em baixo, encontra os principais fatores que fazem da chuva, um dos principais "inimigos” da visibilidade dos condutores:

. Diminui grande parte da luz dos faróis;
. Reduz as áreas iluminadas; 
. Altera a luz que é refletida na estrada (o asfalto parece mais escuro);
. Reduz as propriedades refletivas da tinta das marcações da estrada;
. Diminui o contraste entre os objetos;
. Altera a perceção visual de certas superfícies.

Contudo, o efeito mais perigoso da chuva é quando esta afeta diretamente a capacidade do condutor ver o que está no seu campo de visão através do para-brisas. 

De acordo com o estudo de Andrey e Knaper *, a visibilidade reduzida em condições chuvosas deve-se principalmente à perturbação visual no para-brisas, e não ao próprio efeito atmosférico. As gotas de água no para-brisa distorcem a luz e reduzem o desempenho visual do condutor. Apesar da ajuda das escovas limpa para-brisas, a falta de uniformidade da camada de água no vidro explica a maior parte da redução de visibilidade. Este efeito é muito maior se o para-brisas tiver danificado (impactos, rachaduras, arranhões...) ou esteja sujo devido a poeira, terra ou lama.

Conheça agora as 10 dicas de segurança da Carglass® para aumentar a visibilidade e evitar acidentes em dias de chuva.

10 dicas para evitar acidentes em dias de chuva

1 - Mantenha o para-brisas em boas condições, sem danos e limpo. De acordo com um estudo* do FESVIAL (Entidade Espanhola), 6 em cada 10 condutores não verifica o para-brisas.

2 – Verificar regularmente as escovas limpa para-brisas. Segundo o mesmo estudo, 75% dos condutores reconhece ter conduzido com escovas em mau estado e mais de 70% não as substitui com a frequência recomendada.

3 – Em dias de chuva, aplique um tratamento repelente de chuva no para-brisas. Em vários estudos* ficou demonstrado que os tratamentos hidrofóbicos melhoram a acuidade visual e são particularmente benéficos à noite. Na Carglass® encontra soluções adequadas para este tipo de tratamento.

4 - Quando chove, os cristais do vidro do para-brisas têm a tendência de embaciar facilmente. O nosso conselho é que quando esteja a chover, abra uma das janelas laterais para ajudar a desembaciar mais rapidamente. Se preferir, ative a ventilação específica no seu carro (aquela que direciona o ar para o para-brisas) para este tipo de situação.

5 – Ligue as luzes de cruzamento para ver e ser visto, não os máximos, uma vez que o seu reflexo reduz a visibilidade aos condutores que estejam no sentido contrário ao seu. Em condições extremas, ative as luzes de nevoeiro traseiras e não se esqueça de as desligar quando o tempo melhorar, de forma a não perturbar os outros condutores e até mesmo para evitar multas!

6 – Esteja sempre atento à estrada para evitar lençóis de água, e consequentemente, o fenómeno da aquaplanagem. Por outro lado, deve estar atento à aderência ao próprio asfalto e evitar travagens mais bruscas, que podem levar à perda de controlo do seu carro.

7 - Aumente a distância de segurança. Desta forma, "ganha” mais tempo de reação em caso de imprevistos e garante também a distância suficiente para não embater no carro que possa estar à sua frente. 

8 – Atente também a sinais de luzes de outros carros. Por vezes, podem ser um aviso para situações ou imprevistos que o podem obrigar a parar no trajeto que está a seguir.

9 - Se a visibilidade for realmente muito reduzida e seja impossível circular, pare num local seguro. Até encontrar um local propício para parar, conduza com precaução até encontrar uma saída que indique um ponto de paragem (estações de serviço, apeadeiros, estradas secundárias, etc).

10 – Por último, esteja atento a todos os veículos à sua volta, especialmente camiões e autocarro. Isto porque podem levantar grandes quantidades de água e afetar a sua condução. Por isso, tenha sempre cuidado ao cruzar-se com este tipo de veículo. Se por ventura, somos atingidos por algum desses grandes salpicos de surpresa (especialmente se vierem na direção oposta à sua), mantenha-se calmo, o mais importante é que se mantenha na sua trajetória e não travar repentinamente.

Em suma, depois da leitura deste artigo temos a certeza que se vai sentir mais preparado para conduzir e evitar acidentes em dias de chuva.

FONTE DE INFORMAÇÃO:

* ‘Measuring the effect of the rainfall on the windshield in terms of visual performance’ Frédéric Bernardina, Roland Bremondb, Vincent Ledouxa, Maria Pinto, Sophie Lemonnier, Viola Cavallo, Michèle Colomba (2014).

* ‘A Temporal Analysis of Rain-Related Crash Risk. Accident Analysis and Prevention’, J. Andrey, S. Yagar (1993).

* ‘Weather and transportation in Canada’. Ed. J. Andrey, C. Knapper. (2003).

*’Vision and Rain’ Kshitiz Garg And Shree K. Nayar (2006).

* ‘The application of hydrophobics to automotive glazing’, Sayer, Mefford, Flannagan, and Sivak (1997).

* ‘El parabrisas y su aportación a la seguridad vial’, FESVIAL (2017).

 


Partilhar
FacebookTwitterLinkedin
Ver todos posts do Blog

Também lhe pode interessar

Como circular nas rotundas: todas as regras que precisa saber

Ver artigo

Tem matrícula estrangeira? Saiba como pagar as ex-SCUTS

Ver artigo

Os ciclomotores podem circular em autoestrada? Saiba mais!

Ver artigo
Faça já a marcação online e tenha o seu vidro reparado rapidamente!