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Manutenção do Carro
Motor de arranque: sintomas de que algo não está bem
2 de ago 2024 | 4 min de leitura
Já passou pela frustração de girar a chave e o carro não pegar? A causa mais comum - e aquela que lhe pode passar logo pela cabeça - é a bateria descarregada. No entanto, poderá ser mais "grave” que isso. Pode mesmo ser o motor de arranque.
O que é o motor de arranque e qual a sua função
O motor de arranque é um componente essencial do sistema de ignição de um automóvel. Este desempenha o papel de colocar o motor principal em funcionamento, ou seja, impulsiona o carro a sair do seu estado de inércia e começar a andar. Sem ele, iniciar o movimento do veículo seria uma tarefa árdua e manual, semelhante aos antigos carros de manivela.
Como funciona
Para compreender o funcionamento do motor de arranque, é importante conhecer os seus componentes principais:
- Motor elétrico: gera a força necessária para girar o motor do carro;
- Solenóide: atua como um interruptor que permite a passagem de corrente elétrica para o motor de arranque e empurra o pinhão para engrenar com o volante do motor;
- Pinhão: uma pequena engrenagem que se conecta ao volante do motor para iniciar a rotação;
- Bateria: fornece a energia elétrica necessária para acionar o motor de arranque.
Quando o condutor inicia o veículo, o motor de arranque entra em ação e inicia a sua função principal: transformar a energia elétrica armazenada na bateria em energia mecânica, essencial para dar início ao funcionamento do motor principal.
Neste processo, destacam-se dois elementos fundamentais. Um deles é o solenóide, que realiza o movimento mecânico do pinhão através de um sistema de alavancas, enquanto estabelece a ligação do terminal do motor com a bateria. O outro componente crucial é o próprio pinhão, que tem a tarefa de iniciar o motor ao engatar com o motor de combustão.
Sintomas de um motor de arranque com problemas
Diversos sinais podem indicar que o motor de arranque do seu automóvel "precisa de ajuda”. Identificá-los atempadamente pode ser a diferença entre uma pequena reparação ou uma avaria com um custo mais elevado. Aqui estão os sinais mais comuns que indicam que o motor de arranque pode estar a precisar de atenção:
- Barulhos estranhos: cliques e estalos repetitivos, ou até zumbidos durante o início da marcha podem indicar problemas no solenóide ou noutros elementos;
- Dificuldade em ligar o carro: o motor de arranque funciona, mas parece estar a trabalhar mais lentamente do que o normal, pode ser um sinal de desgaste ou problemas com a bateria;
- Motor de arranque não liga: o motor não dá qualquer resposta ao girar a chave. Verificar a bateria e as ligações elétricas pode ajudar a determinar se o problema está realmente no motor de arranque.;
- Fumo a sair do motor de arranque: cheiro de queimado e fumo são sinais de curto-circuito, sobrecarga ou componentes danificados. Nesta situação, desligue o carro imediatamente e procure um profissional.
- Cheiro de queimado: um cheiro forte e persistente pode indicar sobreaquecimento ou componentes queimados no motor de arranque.
Mas lembre-se: nem todo sinal é garantia de um motor de arranque avariado. Problemas na bateria, no sistema elétrico ou, até mesmo, no motor do veículo podem apresentar sinais semelhantes.
Possíveis causas de avaria no motor de arranque
- Desgaste natural e idade: o uso contínuo provoca o desgaste de componentes internos como escovas e rolamentos;
- Problemas elétricos: conexões soltas, fios corroídos ou uma bateria descarregada impedem o fluxo de corrente elétrica;
- Falha no solenóide: o solenóide pode falhar devido ao desgaste, sujidade ou contactos elétricos defeituosos, impedindo o acionamento do motor;
- Sobreaquecimento: o uso prolongado pode causar um aquecimento excessivo do motor de arranque, levando a falhas;
- Falta de manutenção preventiva: a ausência de inspeções regulares e manutenção adequada pode resultar em avarias;
- Problemas mecânicos: danos nas engrenagens do pinhão ou do volante do motor impedem o funcionamento correto;
- Falhas no comutador ou enrolamentos: um comutador sujo ou enrolamentos danificados podem impedir o motor de arranque de funcionar corretamente.
12 dicas para prevenir avarias no motor de arranque
- Realizar inspeções regulares: verifique periodicamente o estado do motor de arranque, incluindo conexões elétricas, escovas e rolamentos;
- Manter a bateria em boas condições: assegure-se de que a bateria está sempre bem carregada e que os terminais estão limpos e livres de corrosão;
- Limpeza do comutador: limpe-o regularmente para garantir uma transferência eficiente de corrente elétrica;
- Substituir componentes desgastados: troque escovas, rolamentos e outros componentes que apresentem sinais de desgaste antes que falhem completamente;
- Evitar sobreaquecimento: não force o motor de arranque por períodos prolongados. Se o motor não pegar após algumas tentativas, aguarde um pouco antes de tentar novamente;
- Verificar o solenóide: inspecione o solenóide para garantir que está a funcionar corretamente e que não há acúmulo de sujidade ou falhas nos contactos elétricos.
- Conexões elétricas firmes: certifique-se de que todas as conexões elétricas estão firmes e seguras para evitar falhas na passagem de corrente;
- Manutenção profissional periódica: leve o veículo regularmente a um mecânico qualificado para realizar uma manutenção completa do sistema de arranque e outros componentes do carro;
- Evitar usar acessórios desnecessários: minimize o uso de acessórios elétricos desnecessários que possam sobrecarregar a bateria e, consequentemente, o motor de arranque;
- Manter o veículo protegido: sempre que possível, estacione o carro em locais cobertos ou utilize proteções para evitar que o motor de arranque seja exposto a condições climatéricas extremas, como humidade excessiva ou temperaturas muito altas;
- Monitorizar ruídos estranhos: esteja atento a quaisquer ruídos estranhos ao ligar o motor, como cliques ou zumbidos, e faça uma inspeção imediata se esses sons forem ouvidos;
- Consultar o manual do proprietário: siga as recomendações de manutenção preventiva especificadas no manual do proprietário do veículo.
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